sexta-feira, 28 de setembro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:
QUARTA-FEIRA, DIA 03 DE OUTUBRO,
DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES.
NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO
E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Manifestação do dia 26 de setembro


Nessa quarta-feira, dia 26 de setembro, o grupo de manifestantes foi reduzido. Imaginamos que seja por uma série de razões, dentre elas, a alta temperatura e a baixa umidade que atinge Brasília nesses dias. Mas, mesmo assim conseguimos reunir cerca de 50 pessoas vindas de diversas igrejas e movimentos. Foi um tempo muito importante. O grupo se dividiu em dois. Enquanto a grande maioria permanecia na Praça dos Três Poderes, três manifestantes foram para o Senado acompanhar em oração as discussões da Comissão de Constituição e Justiça sobre o chamado Pacote Ético. Leia abaixo o relato do Pedro Nicola.

Enquanto isso, na Praça, um grupo de 30 pessoas também vestido de camisetas pretas com as inscrições “Senado Federal – Vergonha Nacional” gritavam palavras de ordem e traziam faixas que questionavam as atitudes daquela casa. O grupo se posicionou ao lado do nosso. Muito embora as armas utilizadas na manifestações eram distintas, todos buscavam um objetivo comum. A cada semana os arredores da Câmara se tornam mais visitados por grupos diversos.

Ao final da manifestação um grupo voltou ao Senado, mas a sessão da CCJ já havia terminada. Mesmo assim puderam conversar pessoalmente com o senador Cristovam Buarque, dizer-lhe da insatisfação de todos e relatar as manifestações que estão acontecendo semanalmente.

Muito embora o número tenha sido menor do que o esperado, não desanimamos. Voltaremos à Praça dos Três Poderes na próxima quarta, dia 03 de outubro, das 12h às 14h. Contamos com seu apoio e participação.



Um grupo vai à sessão do CCJ no Senado Federal

Ontem estivemos na praça dos três poderes orando por nossos pecados e pelos do nosso povo também. Apesar de em número menor que da primeira vez, foi um momento muito abençoado e abençoador. Sei que Deus quer que sejamos servos fiéis a ele desta forma também, clamando por nós e nosso povo.

Enquanto todo pessoal estava na Praça dos Três Poderes orando, eu, o Victor e a Laudicene fomos à Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ do senado, pois sabíamos que estaria sendo apreciado o chamado "pacote ético" que trata, entre outras coisas, do fim das sessões secretas e fim das votações secretas no senado e do afastamento compulsório de integrantes da mesa diretora, também do senado, caso exista algum processo aberto contra eles na comissão de ética da casa ou na justiça também. Infelizmente não pudemos abrir a faixa com um versículo bíblico que havíamos levado pois a polícia legislativa não permitiu. Mas assistimos a um pedaço da sessão e depois voltamos à Praça dos Três Poderes.

Apesar de ser um pequeno passo rumo à transparência, fiquei muito feliz hoje quando li a notícia que transcrevo ogo abaixo. Será que é resposta de oração?

Em Cristo,

Pedro Nicola.



Senado aprova fim das sessões secretas nos casos de perda de mandato
Correio Web - 09:26-27/09/2007
BRASÍLIA - Falta apenas a Mesa do Senado promulgar a decisão que o Plenário da Casa tomou na noite dessa quarta-feira para que sejam extintas as sessões secretas nos casos de deliberação sobre perda de mandato de senador. Em votação simbólica na qual nenhum senador se pronunciou de forma contrária, o Projeto de Resolução (PRS) 55/07, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi aprovado.

O projeto de Delcídio excluía do rol de hipóteses em que obrigatoriamente a sessão plenária transforma-se em secreta aquela que trata da perda de mandato de senador, em situações nas quais o país não se encontre em estado de sítio. O relator da matéria em Plenário, senador Romero Jucá (PMDB-RR), excluiu também das votações secretas as suspensões de imunidade de senador durante estado de sítio.

Com a aprovação do projeto de resolução, as sessões serão obrigatoriamente secretas apenas nos casos de declaração de guerra, acordo sobre a paz, escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente e se convocada de ofício pelo presidente da Casa, ou mediante requerimento de algum senador.

Acho que o Senado está avançando. Todos os senadores desta Casa fecharam posição em favor da extinção da sessão secreta. Dessa forma, o Senado resgata um procedimento que a sociedade considera importante, afirmou Jucá.

Nomeado relator da matéria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ela entrar em regime de urgência, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) indagou ao presidente Renan Calheiros o porquê de Romero Jucá ter sido indicado para relatar o PRS no Plenário, em vez dele próprio. Renan explicou que é sua, regimentalmente, a competência para designar relator no Plenário.

(Agência Senado)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:

QUARTA-FEIRA, DIA 26 DE SETEMBRO,

DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES.

NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO

E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Relatório da Manifestação do dia 19 de setembro

No último dia 19 de setembro, um grupo de aproximadamente 100 evangélicos se reuniu na Praça dos Três Poderes em Brasília, das 12 às 14h, numa manifestação pacífica contra a corrupção, a mentira e a injustiça prevalecentes no país. A reunião teve como modelo a oração de Isaías 6.5: “Ai de mim, estou perdido porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios...” O grupo reconhece que a igreja evangélica tem muitas vezes reproduzido esse sistema pecaminoso e até mesmo o alimentado. Por isso não envolve somente uma manifestação pelos pecados dos líderes políticos, mas também uma manifestação de arrependimento coletivo pelos pecados da própria igreja.

Foi um tempo de silêncio e oração na presença de Deus. O movimento não visa primeiramente uma exposição midiática. É um verdadeiro clamor a Deus por nossa nação (veja carta convocatória abaixo).

E o movimento não pára por aí. Na próxima quarta-feira o grupo volta a se reunir na mesma praça para a continuidade das manifestações. Espera-se que outras igrejas e líderes venham se agregar ao grupo, fortalecendo ainda mais o movimento. Quarta, dia 26 de setembro, das 12 às 14h, na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Apoio à manifestação

Quando um amigo me informou que a manifestação seria silenciosa, pacífica e em sentido de humilhação diante de Deus, eu e minha esposa não pensamos duas vezes para decidirmos viajar de Goiânia para Brasília!!! Nossa indignação perante o que temos visto acontecer com “nossos” políticos é muito grande (Deus é testemunha) e estamos cansados de retóricas!!!!

Esperamos que na próxima quarta feira vocês alcancem um numero ainda maior de pessoas e, se o numero for menor, por favor não parem!!!! Saiba que estaremos orando por vocês e estamos certos de que nosso Deus será glorificado mesmo que persista apenas um servo do Senhor defronte os 3 poderes em oração. Sei que muitos já estão se humilhando diante de Deus em favor da mesma causa sozinhos em seus quartos, em templos, etc. e que para Deus isto é o que importa. Mas vocês estão dentre os poucos que tem o privilegio de morar em Brasília e de se manifestarem defronte o “epicentro da falta de ética” como representantes de um povo indignado.

Eu e Karem nos sentimos privilegiados por estar junto com vocês e poder mostrar que nós Cristãos, embora peregrinos neste mundo, somos cidadãos... mas não do tipo 100% retórica. É assim que nos sentimos em meio a vocês... agraciados por Deus pelo privilegio de nos juntarmos a cidadãos do Reino de Deus em manifestação sem palanque, sem gritos, sem música e sem “línguas”, mostrando na face e com a palavra de Deus, para quem podia ver e ler, o reflexo de um coração entristecido e humilhado diante de tanta injustiça.

Não sei se os políticos viram , não sei se entenderam... mas que saibam e que entendam que estamos indignados e que estamos entregando tudo e todos eles nas mãos de quem tudo pode. A Deus toda honra e toda Gloria!!! Que nossas suplicas sejam atendidas!!!

Em Cristo,

Alípio Filho - 1° Igreja Presbiteriana de Goiânia

PS> Alípio e sua esposa Karem vieram de Goiânia à cidade de Brasília com a finalidade específica de participarem da Manifestação Pacífica do dia 19.setembro.2007. Foi uma grande motivação para todos os participantes.

Uma manifestação pacífica pelos nossos pecados e de nosso povo

Queridos irmãos,

O nosso país está indignado com as atitudes que vem sendo tomadas pelo meio político institucional brasileiro nos últimos anos, demonstrando uma falta de compromisso com a ética, e que veio culminar com um processo de cassação confuso e de conclusão questionável envolvendo o Sr. Renan Calheiros e os demais senadores.

Nós, cristãos e evangélicos, somos pela paz e pela harmonia, mas também pela justiça e pela verdade. Não podemos concordar com tais procedimentos tomados por essa importante casa da democracia brasileira e que deve ser regida por autênticos representantes do povo.

Por isso, vimos através desta convocá-lo a participar de uma manifestação na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, das 12h às 14h, em frente ao Congresso Nacional.

Será uma manifestação silenciosa e pacífica: todos vestidos de luto com faixas e cartazes contendo versículos bíblicos apropriados para o momento. Não iremos cantar, nem dançar, nem sorrir, nem nos alegrar. Vamos nos vestir de “pano de saco e cinza” (no nosso caso com vestes pretas, sinal de luto) e nos humilharmos diante de Deus, defronte o Congresso Nacional, clamando silenciosamente por nosso país. Não teremos carros de som, nem folhetos para serem distribuídos (não queremos sujar o local, nem sermos anti-ecológicos), nem teremos apresentações de cantores gospel, cânticos comunitários, muito menos frases em coro ensaiadas. Não será um momento para discursos efusivos, nem pregações acaloradas e arrebatadoras. Não! Chegaremos calados, mudos, empunhando versículos da Palavra de Deus, oraremos individualmente ou em pequenos grupos, e ao final do período determinado, voltaremos para os nossos afazeres. Silenciosos e incomodados.

Convidamos vocês a participarem conosco desse momento de quebrantamento, onde prevalece a injustiça, reina a impunidade, evidencia o destemor a Deus e subrepuja o pecado, atitudes estas encontradas não só no Senado Federal, mas em todos os âmbitos de nossa nação.

Que o Senhor tenha misericórdia do nosso Brasil!


Em Cristo,

André Tripode – líder de mocidade da Igreja Presbiteriana da Alvorada
Carlinhos Veiga – pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte e membro do conselho diretor da MPC do Brasil
Carlos Antônio Cruz – pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Cláudia Barbosa de Souza Feitoza – ministra de música da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Claudio da Chaga Soares – pastor da Igreja Presbiteriana Unida de Brasília
Edson e Márcia Suzuki – missionários da JOCUM e presidentes da ONG Atini
Junior Sipauba – pastor da Igreja Presbiteriana da Alvorada
Marco Antônio Baumgratz – pastor da Igreja Presbiteriana Nacional
Markus Richard Werner – secretário executivo regional da MPC – região Centro-Oeste e pastor da Igreja Nova Vida da Asa Norte
Mauro – secretário executivo da Mocidade Para Cristo do Brasil, filial Brasília
Osvaldo Reis – pastor da Congregação Presbiteriana do Varjão
Pedro Moraes Nicola – diácono da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Reginaldo Carvalho – pastor da Igreja Presbiteriana de Brasília
Ricardo Barbosa – pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto
Ricardo Marcel Mansano André – diácono da Igreja Presbiteriana de Brasília
Sílvio Bizzo – licenciado da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Valter Moura – diretor do Seminário Presbiteriano de Brasília e pastor da IP Brasília