sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Manifestação Pacífica e o recesso de fim de ano

Na quarta-feira, dia 05 de dezembro realizamos a última Manifestação Pacífica do ano. Foram 12 semanas (3 meses) ininterruptas de manifestações na Praça dos Três Poderes em Brasília. Decidimos antecipar o recesso tendo em vista o esvaziamento ocorrido nessas últimas semanas, provavelmente em virtude das inúmeras atividades de final de ano.

No entanto, outra ação ainda ocorreu na semana. Na quinta-feira, dia 5, data em que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado se reuniu para se debruçar sobre o PLC 122/06 – a polêmica Lei contra a homofobia – um grupo de jovens, alguns deles envolvidos com a Manifestação Pacífica, esteve presente na sessão, e deixou ali registrada sua inconformidade com este Projeto de Lei. A presença destes jovens segurando pequenos cartazes contra a PC 122 causou impacto na reunião, sendo citados em matéria jornalística feita pelo orgão de imprensa do Senado Federal. Ao final foram procurados por alguns senadores, os quais receberam uma carta elaborada pelo grupo.
Quanto às Manifestações na Praça, elas ficam suspensas até o ano que vem. Não há ainda data definida para o seu retorno.

terça-feira, 20 de novembro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:
QUARTA-FEIRA, DIA 21 DE NOVEMBRO, DAS 12 ÀS 14H,
NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA.


NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO
E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Essa será a décima semana de Manifestação Pacífica em Brasília. Queremos incentivar você que mora em outra cidade a fazer o mesmo.


CLAME AO SENHOR PELA NAÇÃO BRASILEIRA!


"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome,
se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos,
então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra".2 Crônicas 7.14

Novos desafios

O movimento Manifestação Pacífica segue adiante. Nas três últimas semanas enfrentamos algumas dificuldades com a saúde dos que alimentam o blog, mas as manifestações nunca deixaram de ser realizadas. É bem verdade que o grupo diminuiu consideravelmente, mas os que resistiram até aqui seguem animados.
Na última quarta, dia 14 de novembro de 2007, completamos a nona semana seguida de manifestações. Dois acontecimentos nos chamaram a atenção: o primeiro foi a visita da Polícia do Congresso Nacional que solicitou que não estendêssemos uma das faixas no seu gramado, ou seja, do outro lado da pista da Praça dos Três Poderes. Até então isso não tinha acontecido. Será que estamos sendo mais notados do que antes? Será que a Manifestação começa a causar incômodos na Câmara e Senado?
O outro acontecimento foi a presença de um dos estudantes de Direito de uma faculdade de Ribeirão Preto que veio com a sua turma conhecer as instalações do Supremo Tribunal Federal e assistir a uma das suas sessões. Ao nos ver com as faixas abertas quis saber o que era aquilo. Dissemos a ele do nosso propósito e ele decidiu permanecer conosco até que a sua turma entrasse no prédio do STF. Acompanhou-nos no momento de oração e ao final deu um testemunho de que estava voltando para a sua cidade muito impactado com o que viu e ouviu. Mesmo não sendo membro de Igreja (pelo que nos pareceu) sentimos que aquilo tudo mexeu muito com ele.
Podem parecer pequenas coisas, singelas demais. Mas tudo isso nos motiva a seguir adiante em nosso projeto de dizer aos parlamentares e ao povo brasileiro da nossa insatisfação e de separar duas horas, a cada semana, para interceder pelo nosso país naquela Praça que é simbólica para a democracia brasileira.
Ultimamente temos nos envolvido em oração e em atitudes práticas com respeito à PLC 122, conhecida com a Lei da Homofobia. Alguns irmãos estão envolvidos em apresentar aos parlamentares da Comissão que estuda esse Projeto de Lei alguns pontos pertinentes para a fé cristã e a visão bíblica sobre o assunto. Na próxima semana nos reuniremos para conversar sobre o tema, orar juntos e assinar um documento que será encaminhada aos parlamentares. Contamos com suas orações.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nós ainda não cansamos!!!


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:

QUARTA-FEIRA, DIA 31 DE OUTUBRO, DAS 12 ÀS 14H,

NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA.


NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO

E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Essa será a sétima semana de Manifestação Pacífica em Brasília. Nós ainda não cansamos, pelo contrário, queremo prosseguir nessa jornada, buscando ouvir a voz de Deus, orientando os nossos passos.


Queremos incentivar você que mora em outra cidade a fazer o mesmo. Reúna um grupo de cristãos e vá para uma praça ou em frente ao prédio do governo estadual, prefeitura, Fórum ou outro símbolo da democracia brasileira e faça sua Manifestação Pacífica, em oração e vestido de luto.


CLAME AO SENHOR PELA NAÇÃO BRASILEIRA!


"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome,

se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos,

então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra".
2 Crônicas 7.14

sábado, 27 de outubro de 2007







Na última quarta não pudemos realizar a nossa Manifestação na Praça dos Três Poderes, por causa da grande passeata organizada pelos diversos movimentos sindicais com o apoio de alguns partidos políticos. Milhares de pessoas estavam na Esplanada dos Ministérios. Chegar na Praça foi muito difícil naquele, pois o trânsito estava praticamente parado.
Ao chegarmos ali nos encontramos com mais 6 pessoas da Manifestação que fazemos parte. Assim que começamos a abrir as faixas, o BOPI, da PM do Distrito Federal, chegou. Nunca tinha visto tanto policial vestido de preto como naquele dia. Segundo nos informaram, todo o Batalhão estava ali por causa dos rumores que diziam que participantes da passeata iriam invadir o Palácio do governo. Se era boato ou verdade, não sabemos. Orientado pelos militares deixamos a Praça.
Após um tempo de oração, por ali mesmo, nos dirigimos para o Senado para acompanhar os trabalhos da Comissão de Legislação e Justiça, onde a relatora apresentaria seu relatório sobre a aprovação ou não do projeto de lei que "determina sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas" (PL 5.003). É a afamada lei contra a homofobia. Quando chegamos a comissão já havia suspendido seus trabalhos e a apresentação do relatório havia sido adiada para outra oportunidade.

Ao sairmos, nos encontramos com outros participantes da Manifestação Pacífica e oramos por mais um tempo.

Na próxima quarta voltamos ao nosso propósito. Pedimos que você nos acompanhe em oração. Assista aos vídeos disponibilizados neste blog e ajude-nos na divulgação do movimento em sua cidade.

Paz!






sexta-feira, 19 de outubro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:
QUARTA-FEIRA, DIA 24 DE OUTUBRO, DAS 12 ÀS 14H,
NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA.


NÃO SE ESQUEÇA DE VESTIR-SE DE LUTO
E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!

Na última quarta-feira, dia 17, tivemos o menor grupo desde que começamos as Manifestações Pacíficas, na Praça dos Três Poderes em Brasília. Éramos ao todo 22 pessoas. Mas, mesmo assim, o pessoal prossegue animado, firme no propósito de interceder a Deus e dizer aos homens da nossa indignação.

Toda quarta, desde o início das manifestações, nos encontrávamos com um grupo de servidores públicos e cidadãos que ia ali para mostrar sua indignação contra a manutenção de Renan Calheiros na presidência do Senado. Como o Renan saiu, eles também deixaram de se reunir. Por outro lado, duas novas manifestações dividiram a Praça conosco. A primeira delas é de um padre católico que apóia a transposição do Rio São Francisco e compareceu à praça com uma enorme cruz repleta de latas vazias, iguais ao que o povo do sertão usa para buscar água.

A outra manifestação era de familiares e amigos do policial federal Luis Carlos Simões que foi condenado, segundo afirmam, injustamente pela justiça brasileira. Dizem que ele esteve envolvido num caso de corrupção na PF. Ele levou para a Praça uma cadeia, com cadeado e tudo e ficou trancado ali durante todo o dia. Ele pede justiça à Justiça brasileira. Pudemos orar por ele e com ele (foto acima).

O publicitário e fotógrafo Sérgio Seiffert produziu um vídeo que será entregue às igrejas, relatando sobre o propósito do movimento, com declarações dos pastores envolvidos, Ricardo Barbosa, Carlinhos Veiga, Bispo Antônio (Igreja de Nova Vida) e missionária Ana Maria Costa (AMIDE e coordenadora nacional da Campanha Mundial de Oração). Ele estará disponibilizado em breve a todos através da internet, com link neste blog.

Continue orando e nos acompanhando em nossas Manifestações.

terça-feira, 16 de outubro de 2007



PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:QUARTA-FEIRA, DIA 17 DE OUTUBRO,DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA.

NÃO SE ESQUEÇA DE VESTIR-SE DE LUTO E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Caso não more em Brasília, faça o mesmo em sua cidade.Vá para as praças ou defronte prédios do governo estadual, prefeitura, fórum ou outro símbolo da democracia brasileira e faça sua Manifestação Pacífica, em oração e vestido de luto.



CLAME AO SENHOR PELA NAÇÃO BRASILEIRA!



"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". 2 Crônicas 7.14

Cristãos Contra a Corrupção

Estive assistindo um filme sobre o Apartheid na África do Sul e em um dado momento um militante contra o regime opressivo disse ao seu algoz: 'No futuro, meus filhos pensarão em mim como o homem que decidiu que era hora de fazer algo'.

Esta frase revela o lado participativo do homem na luta contra a tirania. E a tirania pode vir em vários formatos. Aqui no Brasil, ela vem de uma maneira muito sutil, encoberta por uma fachada democrática, banhada em corrupção. Na verdade, vivemos em uma pseudo-democracia. O que vemos no Congresso Nacional não é uma manifestação de homens e mulheres servindo ao povo, mas uma luta constante pelo poder a qualquer custo. Com a corrupção como modelo de atuação política, nossos representantes geram as mais profundas distorções na nossa sociedade e, com isso, milhares de pessoas morrem, assim como no exemplo da África do Sul.

O Criscor – Cristãos Contra a Corrupção – aplaude, portanto, toda iniciativa de homens e mulheres que não querem entrar para a história como pessoas inertes. A corrupção mata e vai continuar matando. Por causa disso, eu, Robson Pereira, professor da UnB, pastor da Igreja Cristã Evangélica do Núcleo Bandeirante e presidente do Criscor, fui para a Esplanada dos Ministérios e com o maior prazer segurei faixas que exigem uma postura mais séria dos nossos representantes.

Assim como aquele personagem do filme, nossa ação pode parecer pequena e isolada, mas isso não deve nos deter. Pelo contrário, deve ser o combustível que nos levará às ruas novamente. Se unirmos essa disposição a uma atitude de oração constante e decisão de acabarmos com a corrupção em nós estaremos minando as bases da corrupção no nosso país inteiro.

Robson Pereira
Presidente do Criscor – Cristãos Contra a Corrupção

sábado, 6 de outubro de 2007

Manifestações Pacíficas em outras cidades

Como foi a manifestação de vcs no dia 3 de outubro?
Faremos uma aqui em Recife no dia 15 de outubro na Praia de Boa Viagem das 20 às 21h.
Cada pessoa estará segurando uma vela. Esta é a segunda que fazemos.
Cerca de 2 meses atrás fizemos uma colocando 1 000 cruzes nas areias de Boa Viagem.
Estamos fazendo junto com o Pr. Antonio Carlos da igreja da Barra da Tijuca-RJ.
Rev. Daniel Chagas (Recife - PE)


Começamos esta semana a orar pelo nosso país e juntamente com vocês às quartas feiras
Ricardo Makino (IP Sumaré - SP)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:QUARTA-FEIRA, DIA 10 DE OUTUBRO,DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA.

NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!

Queremos incentivar você que mora em outra cidade a fazer o mesmo. Reúna um grupo de cristãos e vá para uma praça ou em frente ao prédio do governo estadual, prefeitura, Fórum ou outro símbolo da democracia brasileira e faça sua Manifestação Pacífica, em oração e vestido de luto.

CLAME AO SENHOR PELA NAÇÃO BRASILEIRA!

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra".
2 Crônicas 7.14

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA DO DIA 3 DE OUTUBRO

Estivemos mais uma vez nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, em oração e silenciosos na Praça dos Três Poderes. Novamente foi um momento muito abençoado apesar de estarmos em menor número, éramos pouco mais de 30 pessoas. Um caso animador aconteceu hoje. Uma pessoa apareceu interessada em participar conosco da manifestação e indagada de qual igreja era membro ela respondeu que não era evangélica mas era cristã. Disse que esteve orando a Deus pelas coisas que estavam acontecendo no país e que queria fazer alguma coisa. Então ligou a TV no domingo e o único canal que estava funcionando em seu aparelho era a TV Gênesis e naquele momento estava sendo transmitida a reportagem de nossa manifestação, realizada na última quarta-feira. Isso é um estímulo a mais para convidarmos outras pessoas a participarem conosco. Devemos estimular tanto os conhecidos de nossas igrejas quanto qualquer outra pessoa a participar de nosso momento de luto.
Aproveito também para enviar uma notícia quentinha pela qual estivemos orando hoje na Praça dos Três Poderes. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje dois relatórios que estabelecem regras para o afastamento compulsório de membros da mesa diretora do Senado quando acusados de quebra de decoro parlamentar. Foi mais um passo dado para que a transparência e a vontade do brasileiro sejam respeitados naquela instituição. Resta agora aprovarem a Proposta de Emenda Constitucional que determina o fim do voto secreto em todas as sessões da casa. E isso é mais um motivo de oração para nós.
Um abraço e beijo a todos,
Pedro Nicola.


Comissão do Senado aprova projetos que afastam dos cargos acusados de quebra de decoro

14:27-03/10
BRASÍLIA - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta tarde relatório favorável do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a dois projetos de resolução (PRS 37/07 e 40/07), de autoria dos senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e João Durval (PDT-BA), respectivamente, que estabelecem regras para afastamento temporário de senadores de cargos que ocupem na estrutura do Senado quando acusados de quebra de decoro. As alterações modificam o Código de Ética e Decoro Parlamentar (RES 20/93).
Pelo texto aprovado, a decisão pela admissibilidade da representação contra senador passa a ser do Conselho de Ética e não mais da Mesa da Casa, como ocorre atualmente. Além disso, o relator do processo no Conselho de Ética, caso considere a representação admissível, deverá estabelecer prazo para a investigação e, durante esse período, o representado ficará automaticamente afastado de todos os cargos que ocupa na estrutura da Casa. Jarbas Vasconcelos também introduziu dispositivo que garante ao corregedor da casa, juntamente com o relator, poderes para atuar na investigação do processo.
Os senadores integrantes da CCJ aprovaram também a entrada em vigor das modificações a partir de janeiro de 2008 e enfatizaram a necessidade de se aprovar, o mais rápido possível, na CCJ, o regimento interno para o Conselho de Ética.

(Agência Senado)

sexta-feira, 28 de setembro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:
QUARTA-FEIRA, DIA 03 DE OUTUBRO,
DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES.
NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO
E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Manifestação do dia 26 de setembro


Nessa quarta-feira, dia 26 de setembro, o grupo de manifestantes foi reduzido. Imaginamos que seja por uma série de razões, dentre elas, a alta temperatura e a baixa umidade que atinge Brasília nesses dias. Mas, mesmo assim conseguimos reunir cerca de 50 pessoas vindas de diversas igrejas e movimentos. Foi um tempo muito importante. O grupo se dividiu em dois. Enquanto a grande maioria permanecia na Praça dos Três Poderes, três manifestantes foram para o Senado acompanhar em oração as discussões da Comissão de Constituição e Justiça sobre o chamado Pacote Ético. Leia abaixo o relato do Pedro Nicola.

Enquanto isso, na Praça, um grupo de 30 pessoas também vestido de camisetas pretas com as inscrições “Senado Federal – Vergonha Nacional” gritavam palavras de ordem e traziam faixas que questionavam as atitudes daquela casa. O grupo se posicionou ao lado do nosso. Muito embora as armas utilizadas na manifestações eram distintas, todos buscavam um objetivo comum. A cada semana os arredores da Câmara se tornam mais visitados por grupos diversos.

Ao final da manifestação um grupo voltou ao Senado, mas a sessão da CCJ já havia terminada. Mesmo assim puderam conversar pessoalmente com o senador Cristovam Buarque, dizer-lhe da insatisfação de todos e relatar as manifestações que estão acontecendo semanalmente.

Muito embora o número tenha sido menor do que o esperado, não desanimamos. Voltaremos à Praça dos Três Poderes na próxima quarta, dia 03 de outubro, das 12h às 14h. Contamos com seu apoio e participação.



Um grupo vai à sessão do CCJ no Senado Federal

Ontem estivemos na praça dos três poderes orando por nossos pecados e pelos do nosso povo também. Apesar de em número menor que da primeira vez, foi um momento muito abençoado e abençoador. Sei que Deus quer que sejamos servos fiéis a ele desta forma também, clamando por nós e nosso povo.

Enquanto todo pessoal estava na Praça dos Três Poderes orando, eu, o Victor e a Laudicene fomos à Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ do senado, pois sabíamos que estaria sendo apreciado o chamado "pacote ético" que trata, entre outras coisas, do fim das sessões secretas e fim das votações secretas no senado e do afastamento compulsório de integrantes da mesa diretora, também do senado, caso exista algum processo aberto contra eles na comissão de ética da casa ou na justiça também. Infelizmente não pudemos abrir a faixa com um versículo bíblico que havíamos levado pois a polícia legislativa não permitiu. Mas assistimos a um pedaço da sessão e depois voltamos à Praça dos Três Poderes.

Apesar de ser um pequeno passo rumo à transparência, fiquei muito feliz hoje quando li a notícia que transcrevo ogo abaixo. Será que é resposta de oração?

Em Cristo,

Pedro Nicola.



Senado aprova fim das sessões secretas nos casos de perda de mandato
Correio Web - 09:26-27/09/2007
BRASÍLIA - Falta apenas a Mesa do Senado promulgar a decisão que o Plenário da Casa tomou na noite dessa quarta-feira para que sejam extintas as sessões secretas nos casos de deliberação sobre perda de mandato de senador. Em votação simbólica na qual nenhum senador se pronunciou de forma contrária, o Projeto de Resolução (PRS) 55/07, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi aprovado.

O projeto de Delcídio excluía do rol de hipóteses em que obrigatoriamente a sessão plenária transforma-se em secreta aquela que trata da perda de mandato de senador, em situações nas quais o país não se encontre em estado de sítio. O relator da matéria em Plenário, senador Romero Jucá (PMDB-RR), excluiu também das votações secretas as suspensões de imunidade de senador durante estado de sítio.

Com a aprovação do projeto de resolução, as sessões serão obrigatoriamente secretas apenas nos casos de declaração de guerra, acordo sobre a paz, escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente e se convocada de ofício pelo presidente da Casa, ou mediante requerimento de algum senador.

Acho que o Senado está avançando. Todos os senadores desta Casa fecharam posição em favor da extinção da sessão secreta. Dessa forma, o Senado resgata um procedimento que a sociedade considera importante, afirmou Jucá.

Nomeado relator da matéria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ela entrar em regime de urgência, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) indagou ao presidente Renan Calheiros o porquê de Romero Jucá ter sido indicado para relatar o PRS no Plenário, em vez dele próprio. Renan explicou que é sua, regimentalmente, a competência para designar relator no Plenário.

(Agência Senado)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA:

QUARTA-FEIRA, DIA 26 DE SETEMBRO,

DAS 12 ÀS 14H, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES.

NÃO SE ESQUEÇA DE VIR VESTIDO DE LUTO

E TRAZER A SUA FAIXA COM VERSÍCULOS BÍBLICOS.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Relatório da Manifestação do dia 19 de setembro

No último dia 19 de setembro, um grupo de aproximadamente 100 evangélicos se reuniu na Praça dos Três Poderes em Brasília, das 12 às 14h, numa manifestação pacífica contra a corrupção, a mentira e a injustiça prevalecentes no país. A reunião teve como modelo a oração de Isaías 6.5: “Ai de mim, estou perdido porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios...” O grupo reconhece que a igreja evangélica tem muitas vezes reproduzido esse sistema pecaminoso e até mesmo o alimentado. Por isso não envolve somente uma manifestação pelos pecados dos líderes políticos, mas também uma manifestação de arrependimento coletivo pelos pecados da própria igreja.

Foi um tempo de silêncio e oração na presença de Deus. O movimento não visa primeiramente uma exposição midiática. É um verdadeiro clamor a Deus por nossa nação (veja carta convocatória abaixo).

E o movimento não pára por aí. Na próxima quarta-feira o grupo volta a se reunir na mesma praça para a continuidade das manifestações. Espera-se que outras igrejas e líderes venham se agregar ao grupo, fortalecendo ainda mais o movimento. Quarta, dia 26 de setembro, das 12 às 14h, na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Apoio à manifestação

Quando um amigo me informou que a manifestação seria silenciosa, pacífica e em sentido de humilhação diante de Deus, eu e minha esposa não pensamos duas vezes para decidirmos viajar de Goiânia para Brasília!!! Nossa indignação perante o que temos visto acontecer com “nossos” políticos é muito grande (Deus é testemunha) e estamos cansados de retóricas!!!!

Esperamos que na próxima quarta feira vocês alcancem um numero ainda maior de pessoas e, se o numero for menor, por favor não parem!!!! Saiba que estaremos orando por vocês e estamos certos de que nosso Deus será glorificado mesmo que persista apenas um servo do Senhor defronte os 3 poderes em oração. Sei que muitos já estão se humilhando diante de Deus em favor da mesma causa sozinhos em seus quartos, em templos, etc. e que para Deus isto é o que importa. Mas vocês estão dentre os poucos que tem o privilegio de morar em Brasília e de se manifestarem defronte o “epicentro da falta de ética” como representantes de um povo indignado.

Eu e Karem nos sentimos privilegiados por estar junto com vocês e poder mostrar que nós Cristãos, embora peregrinos neste mundo, somos cidadãos... mas não do tipo 100% retórica. É assim que nos sentimos em meio a vocês... agraciados por Deus pelo privilegio de nos juntarmos a cidadãos do Reino de Deus em manifestação sem palanque, sem gritos, sem música e sem “línguas”, mostrando na face e com a palavra de Deus, para quem podia ver e ler, o reflexo de um coração entristecido e humilhado diante de tanta injustiça.

Não sei se os políticos viram , não sei se entenderam... mas que saibam e que entendam que estamos indignados e que estamos entregando tudo e todos eles nas mãos de quem tudo pode. A Deus toda honra e toda Gloria!!! Que nossas suplicas sejam atendidas!!!

Em Cristo,

Alípio Filho - 1° Igreja Presbiteriana de Goiânia

PS> Alípio e sua esposa Karem vieram de Goiânia à cidade de Brasília com a finalidade específica de participarem da Manifestação Pacífica do dia 19.setembro.2007. Foi uma grande motivação para todos os participantes.

Uma manifestação pacífica pelos nossos pecados e de nosso povo

Queridos irmãos,

O nosso país está indignado com as atitudes que vem sendo tomadas pelo meio político institucional brasileiro nos últimos anos, demonstrando uma falta de compromisso com a ética, e que veio culminar com um processo de cassação confuso e de conclusão questionável envolvendo o Sr. Renan Calheiros e os demais senadores.

Nós, cristãos e evangélicos, somos pela paz e pela harmonia, mas também pela justiça e pela verdade. Não podemos concordar com tais procedimentos tomados por essa importante casa da democracia brasileira e que deve ser regida por autênticos representantes do povo.

Por isso, vimos através desta convocá-lo a participar de uma manifestação na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, das 12h às 14h, em frente ao Congresso Nacional.

Será uma manifestação silenciosa e pacífica: todos vestidos de luto com faixas e cartazes contendo versículos bíblicos apropriados para o momento. Não iremos cantar, nem dançar, nem sorrir, nem nos alegrar. Vamos nos vestir de “pano de saco e cinza” (no nosso caso com vestes pretas, sinal de luto) e nos humilharmos diante de Deus, defronte o Congresso Nacional, clamando silenciosamente por nosso país. Não teremos carros de som, nem folhetos para serem distribuídos (não queremos sujar o local, nem sermos anti-ecológicos), nem teremos apresentações de cantores gospel, cânticos comunitários, muito menos frases em coro ensaiadas. Não será um momento para discursos efusivos, nem pregações acaloradas e arrebatadoras. Não! Chegaremos calados, mudos, empunhando versículos da Palavra de Deus, oraremos individualmente ou em pequenos grupos, e ao final do período determinado, voltaremos para os nossos afazeres. Silenciosos e incomodados.

Convidamos vocês a participarem conosco desse momento de quebrantamento, onde prevalece a injustiça, reina a impunidade, evidencia o destemor a Deus e subrepuja o pecado, atitudes estas encontradas não só no Senado Federal, mas em todos os âmbitos de nossa nação.

Que o Senhor tenha misericórdia do nosso Brasil!


Em Cristo,

André Tripode – líder de mocidade da Igreja Presbiteriana da Alvorada
Carlinhos Veiga – pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte e membro do conselho diretor da MPC do Brasil
Carlos Antônio Cruz – pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Cláudia Barbosa de Souza Feitoza – ministra de música da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Claudio da Chaga Soares – pastor da Igreja Presbiteriana Unida de Brasília
Edson e Márcia Suzuki – missionários da JOCUM e presidentes da ONG Atini
Junior Sipauba – pastor da Igreja Presbiteriana da Alvorada
Marco Antônio Baumgratz – pastor da Igreja Presbiteriana Nacional
Markus Richard Werner – secretário executivo regional da MPC – região Centro-Oeste e pastor da Igreja Nova Vida da Asa Norte
Mauro – secretário executivo da Mocidade Para Cristo do Brasil, filial Brasília
Osvaldo Reis – pastor da Congregação Presbiteriana do Varjão
Pedro Moraes Nicola – diácono da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Reginaldo Carvalho – pastor da Igreja Presbiteriana de Brasília
Ricardo Barbosa – pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto
Ricardo Marcel Mansano André – diácono da Igreja Presbiteriana de Brasília
Sílvio Bizzo – licenciado da Igreja Presbiteriana do Lago Norte
Valter Moura – diretor do Seminário Presbiteriano de Brasília e pastor da IP Brasília